Roquette & Cazes

O vinho Roquette & Cazes é elaborado com uvas das castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. Na produção do vinho Roquette & Cazes são usadas duas vinhas com diferentes localizações na Região do Vale do Douro: Cima Corgo e Douro Superior. Todas as uvas são desengaçadas e transferidas para cubas de fermentação em inox de formato troncocónico, onde iniciam a fermentação alcoólica a temperatura controlada. Durante o processo de fermentação é utilizada a técnica francesa “délestage”, que tem como principal objetivo aumentar a superfície de contacto pelicular no momento em que o mosto/vinho é lixiviado por cima das massas (chapéu). Como resultado obtém-se um vinho concentrado e complexo, que respeita a elegância e foge à rusticidade.
O vinho Roquette & Cazes é produzido e vinificado sob a orientação dos enólogos Daniel Llose, do Château Lynch-Bages, e Manuel Lobo, da Quinta do Crasto, e estagia 18 meses em barricas de carvalho francês (70% novas e 30% de um ano) na Cave de Barricas da Quinta do Crasto.

O vinho Roquette & Cazes apresenta uma cor violeta intensa e, no nariz, aroma cativante de frescos frutos silvestres, associados a elegantes notas de forais que fazem lembrar violetas, bem integradas com suaves aromas de cacau. Na boca, demonstra início elegante, que evolui para um vinho de volume e estrutura compacta de taninos de textura fina. Agradável sensação de frutos do bosque em perfeita harmonia com suaves notas violetas. Final de grande solidez, frescura e persistência.

Como sugestão de serviço, é aconselhável servir o vinho Roquette & Cazes a uma temperatura de 16 ºC com pratos de carne e caça, seja na grelha ou no forno e com cozinha regional italiana.

PRÉMIOS

WINE SPECTATOR
2008 – 88 pontos / 2009 – 87 pontos

ROBERT PARKER
2008 – 85 pontos / 2009 – 84 pontos

Copyright - Quinta do Crasto, 2016