Xisto – Roquette & Cazes

O vinho Xisto – Roquette & Cazes é feito com uvas das castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, adicionadas a outras variedades nativas provenientes de vinhas velhas. As vinhas estão implantadas em patamares e vinha tradicional em socalcos. Todas as uvas do vinho Xisto – Roquette & Cazes são vindimadas manualmente e provêm exclusivamente da sub-região do Cima Corgo e da sub-região do Douro Superior. Todas as uvas foram desengaçadas e transferidas para cubas de fermentação em inox de formato troncocónico, onde iniciaram a fermentação alcoólica a temperatura controlada. Durante o processo de fermentação foi utilizada a técnica francesa de “délestage”, que tem como objetivo aumentar a superfície de contacto pelicular no momento em que o mosto/vinho é lixiviado por cima das massas (chapéu). Como resultado obtém-se um vinho concentrado e complexo, que respeita a elegância e foge à rusticidade.
O vinho Xisto – Roquette & Cazes é produzido e vinificado sob a orientação dos enólogos Daniel Llose, do Château Lynch-Bages, e Manuel Lobo, da Quinta do Crasto, e estagia 20 meses em barricas de carvalho francês na Cave de Barricas da Quinta do Crasto.

O vinho Xisto – Roquette & Cazes apresenta uma cor opaca, com auréola estreita de cor violeta/azulada. No nariz, demonstra excelente frescura e complexidade aromática, onde se destacam elegantes aromas florais, em perfeita sintonia com frescas notas de especiaria. Tudo está muito bem integrado com cativantes aromas de frutos silvestres. Na boca, apresenta início elegante, evoluído de forma harmoniosa para um vinho de estrutura compacta, composta por taninos de textura sedosa, em perfeita sintonia com sabores de frutos silvestres. Um vinho de grande elegância e dimensão, que termina com excelente frescura e persistência.

Como sugestão de serviço, é aconselhável decantar previamente o vinho Xisto – Roquette & Cazes e servi-lo a uma temperatura de 16 ºC. É um vinho que acompanha bem todo o tipo de pratos de carne, caça e outros pratos bem condimentados.

PRÉMIOS

WINE SPECTATOR
2008 – 88 pontos / 2009 – 87 pontos

ROBERT PARKER
2008 – 85 pontos / 2009 – 84 pontos

Copyright - Quinta do Crasto, 2016